Participação no evento Estadão: Think DASA

forum-estadao-think-dr-caio-graco-bruzaca

No dia 05 de setembro de 2019, participei do evento Estadão Think DASA. Este evento patrocinado pela DASA, tinha como público alvo CEO de startups, profissionais de saúde, gestão e leitores do jornal O Estado de São Paulo.

Na ocasião, discutiu-se inovação e excelência médica como diferencial. Como sou um médico que sempre está em busca de inovação para um melhor cuidado ao paciente, aproveitei a situação para estar a parte do uso de novas tecnologia na transformação da gestão e do atendimento em saúde.

Sempre pensando em como a tecnologia pode contribuir para o avanço na relação entre médico e paciente, assisti as rodas de discussões, bem como me posicionei frente a novos desafios no cuidado do paciente.

Também foram muito discutidos os avanços da medicina sobre a informação do paciente. O uso de prontuários unificados, além da importância da integração de dados entre toda a cadeia de saúde, o que inclui laboratório, hospitais os médicos.

Em um outro momento, foram apresentado os desafios tecnológicos e os serviços digitais, a transformação da cultura para um mindset digital. O mindset digital nos remete, inclusive, a Integração dados, uso de prontuários Blockchain visando a segurança da informação do paciente e por fim impactos de redução de custos.

A ultima parte deste evento discutiu-se os impactos da inteligência artificial no diagnóstico precoce. O uso de novas tecnologias na tomada de decisão médica para a definição diagnóstica e terapêutica, na otimização de processos de gestão e de atendimento; e como todos esses processos são validados com embasamento científico.

Nesse evento, foi possível eu aprender também com profissionais de outra áreas, como o Lailton Araujo, professor secundarista de Biologia, em que conversamos muito sobre uso de tecnologia e genética.

Caio Graco Bruzaca

Author Caio Graco Bruzaca

Médico geneticista pela Unicamp e Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM). Especialista em genética de casais (perda gestacional recorrente, infertilidade, casais de primos), medicina fetal, oncogenética e doenças raras.

More posts by Caio Graco Bruzaca

Leave a Reply