Defesa de mestrado genética médica reprodutiva na Unifesp

No dia 01 de outubro de 2019 ocorreu a minha defesa do mestrado acadêmico. Iniciei o meu mestrado em 2017, e após dois anos de muito estudo, e árduo trabalho tanto clínico quanto laboratorial, escrevi minha dissertação intitulada “Caracterização molecular de oligozoospermia grave e azoospermia não obstrutiva”, com orientador Prof. Dr. Renato Fraietta, co-orientador Prof. Dr. Ciro Dresch Martinhago, na subárea de genética médica reprodutiva; realizado no Programa de Pós Graduação em Medicina (Urologia) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O tema da dissertação de mestrado está relacionado a infertilidade masculina, os genes responsáveis pela produção de espermatozoides que estão no novo painel de predisposição genética a aneuploidias, que caso alterado, em homens pode causar infertilidade e em mulheres pode causar perdas gestacionais precoces.

A banca foi composta pelos Prof. Dr. Daniel Suslik Zylbersztejn, Prof. Dr. Edson Borges Junior e Prof. Dr. Décio Brunoni. Apresentei minha dissertação no tempo correto, e após iniciou a arguição. Segundo as regras do programa, foi um debate com os professores da banca. Fui aprovado com unanimidade e mais uma grande etapa da minha vida foi encerrada, abrindo as portas para novas oportunidades.

Sou muito grato a todos que participaram da minha dissertação, tanto durante a execução e fazendo parte da plateia. Também sou grato a minha esposa Wânnia Bruzaca e todos os meus familiares. Agradeço a Chromosome Medicina Genômica pelo financiamento e execução da biologia molecular.

Na foto, da esquerda para direita: Eu (Caio), Renato, Edson, Décio e Daniel.

Caio Graco Bruzaca

Author Caio Graco Bruzaca

Médico geneticista pela Unicamp e Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM). Especialista em genética de casais (perda gestacional recorrente, infertilidade, casais de primos), medicina fetal, oncogenética e doenças raras.

More posts by Caio Graco Bruzaca

Leave a Reply